Dedetização

Dedetização

Com a chegada do verão, os dias ficam mais longos, a temperatura sobe, as flores desabrocham, e os animais se proliferam.

Não apenas borboletas e pássaros, mas também baratas, cupins, ratos, formigas e outras pragas. Por isso mesmo, muitos optam por retomar o cuidado das áreas comuns fazendo uma dedetização.

Manter a casa livre dessas pragas é essencial para a nossa saúde e para higiene do local que habitamos. A proliferação destas pragas é mais comum em casas, restaurantes, áreas de manipulação de alimentos, praças de alimentação, mas as infestações podem também ocorrer em apartamentos e outros lugares.

Insetos são um incômodo em praticamente todos os lugares que vamos. Se deixarmos, eles podem transformar um ambiente agradável em algo completamente insuportável. Por isso, a dedetização é usada por muitos para acabar com este pequeno incômodo.

 

Quem tem animais de estimação pode fazer dedetização?

A resposta é sim. Quem tem cães, gatos ou outros animais de estimação pode fazer a dedetização, mas obviamente, o cuidado deverá ser redobrado. Seu pet não poderá chegar perto do local onde foi feita a aplicação do produto até a secagem completa, no caso de produtos em forma gasosa ou semi-sólida. A recomendação é que o animal fique longe de casa pelo período de 6 horas.

No caso da aplicação sólida, através de iscas, o animal também deve ficar longe, mas no geral, é mais tranquilo. Isso porque, muitas dessas iscas são colocadas em pequenas quantidades e não são suficientes para fazer mal aos animais domésticos além disso, são disponibilizadas diretamente no local onde passam as pragas.

 

Importância da dedetização:

É inquestionável a importância da dedetização, mediante a quantidade de problemas que as pragas podem nos trazer. Por isso a melhor forma de combatê-los é, sem dúvida, a prevenção.

A presença de pragas transmite uma série de doenças, passam a percepção de ambiente sem condições de higiene e saúde e causam prejuízos por perdas e danos.

Devido a esta razão, é importante fazer uso da dedetização. O principal objetivo é erradicar todas as pragas que estão tentando invadir o seu imóvel.

 

Medidas simples que ajudam a prevenir a presença das pragas urbanas nas residências:

- Não deixe lixo orgânico acumulado dentro de casa ou no quintal. Leve-os diariamente para que sejam recolhidos pelo serviço de coleta de lixo.

- As calhas dos telhados devem ser mantidas em bom estado de conservação, livres de resíduos e retenções de água.

- Mantenha as tampas de bueiros bem lacradas.

- Jamais deixe sujeira acumulada, isso atrai dezenas de bichos indesejáveis.

- Não entulhe objetos, especialmente na área externa da casa, pois são locais ideais para que os insetos se escondam durante longos períodos, podendo causar contaminação e doenças.

- Lave as garrafas de bebidas e vasilhames reutilizáveis antes de armazená-los.