Diversos

Arranhador para gatos

Gatinhos são criaturas adoráveis. Eles sempre deixam o nosso lar muito mais divertido e amoroso.

Para deixar a vida dos bichanos ainda melhor, alguns acessórios são extremamente essenciais, como o arranhador para gatos.

Quem nunca se deparou com aquele estrago que seu bichano fez arranhando o sofá, a cama, a estante e tudo o que tem na sua casa? Este é um comportamento do gato que faz parte de seus instintos naturais e, por isso, não desperdice tempo tentando evitá-lo – pois eles não fazem isso por rebeldia.

A melhor forma de lidar com isso é adotando um arranhador para gatos.

Além de evitar os estragos em sua casa, o arranhador para gatos também é fundamental para a saúde mental do bichano, pois se não encontrar onde extravasar este instinto, poderá desenvolver problemas psicológicos.

 

A importância do arranhador para gatos:

- Afiar as unhas: Como as suas unhas nunca param de crescer, e unhas grandes são um incómodo para os gatos, é importante que, periodicamente, eles vão desgastando, e retirando as camadas superficiais, para renovação das suas superfícies.

- Demarcar território: Por outro lado, os arranhadores permitem-lhes demarcar o seu território, outro dos seus instintos. Essa demarcação é conseguida através das glândulas odoríferas que possuem nas patas. Assim, sempre que arranham alguma coisa, deixam o seu cheiro.

- Alongamento e Relaxamento: O arranhador para gatos proporciona ainda, através do ato de arranhar, um relaxante alongamento para os músculos e tendões dos gatos.

 

Como estimular o felino a utilizar o arranhador para gatos:

Da mesma forma que para muitos outros comportamentos - incentivando com elogios e recompensas, de forma a quebrar a resistência que eles possam ter inicialmente.

Aos poucos, ao perceber que se diverte e suas unhas ficam mais afiadas, ele criará o hábito de usar o arranhador com frequência.

 

Como escolher o arranhador para gatos:

Os arranhadores de gato são confeccionados nos mais diversos formatos e com uma série de materiais, e podem ser desde pequenos brinquedos soltos até peças fixas maiores, horizontais, verticais ou nas alturas, para os mais aventureiros.

Para encontrar o modelo mais adequado, é importante pensar nas preferências e no comportamento do felino, já que o arranhador ideal é aquele em que o bichinho possa se divertir. Por isso, é importante testar e ver como seu pet se adapta ao acessório.