Gatos

Ração para gatos

A alimentação correta dos gatos, desde quando são filhotes até a vida adulta, é fundamental para mantê-los saudáveis.

Escolher uma ração para gatos não é tão simples quanto parece e pode variar em muitos aspectos: idade, clima, tamanho e até restrições alimentares influenciam no tipo de ração que você deve comprar. Mas uma coisa é certa, você sempre deve buscar o alimento mais nutritivo para oferecer ao seu gato.

 

Como escolher a melhor ração para gatos:

Ração Normal: Esse tipo de ração para gatos é balanceada, porém a proteína utilizada na sua formulação é de qualidade inferior, além de parte dela ser de origem vegetal. Os animais se alimentam bem com esse tipo de ração, mas eles comem em quantidade maior, o que não é aconselhável.

Ração para gatos Premium: Possui em sua formulação carne de frango, ovelha, peru, entre outros, que, por serem de origem animal, apresentam uma maior digestibilidade. Isso faz com que o animal coma em menor quantidade, contribuindo para uma vida mais saudável.

Ração para gato Super Premium: São rações que apresentam melhor qualidade, pois trazem formulações balanceadas e possuem uma composição de nutrientes ideal para os animais, contando ainda com conservantes naturais.

Ração para gatos filhotes: Essas rações são desenvolvidas pensando no processo de fim da amamentação, e início da alimentação independente.

Ração para gatos obesos: A obesidade felina é um problema bastante comum, e deve ser combatida. Para isso, é necessário recorrer a rações com bastante proteína e poucas gorduras.

 

Quantidade ideal de ração para gatos:

Após escolher a melhor ração para gato, você deve considerar o peso, a idade e o nível de atividade física do animal.

Em geral, recomenda-se que gatos filhotes de um a seis meses comam quatro vezes por dia. Após os seis meses e até os nove, indicam-se três refeições diárias. E, quando completam um ano de vida, podem comer uma ou duas vezes por dia.

 

Variação da alimentação de acordo com a idade:

Antes de comprar a ração para gato, fique atento à indicação de idade apresentada na embalagem. Isso é importante, porque as necessidades físicas dos bichinhos mudam de acordo com sua idade. Além disso, uma alimentação correta pode evitar futuros problemas de saúde causados pelo envelhecimento do seu bichano.

 

Consulte um médico veterinário para a escolha da melhor ração para gatos:

Como todos os outros animais, à medida que os anos vão passando, os gatos vão tendo diferentes necessidades nutritivas. O cálcio dos ossos vai desaparecendo, vai sendo mais difícil absorver determinadas vitaminas, e a ração é o método mais fácil para dar ao seu gato tudo aquilo que ele precisa.

À medida que o seu gato vai crescendo, existem vários tipos de ração para gatos específicos para a idade, desde gatinhos juvenis, adultos e seniores. Pode ainda encontrar ração para gatos esterilizados, gatos de interiores, comida light, rações adequadas para dietas específicas e problemas urinários. Por esses e outros motivos é muito importante a consulta de um Médico Veterinário para indicar a melhor ração para gatos.