Filtrar por:

Leite Em Pó

Leite em pó para bezerros

O leite é a fonte natural de nutrientes para os bezerros recém-nascidos. As proteínas presentes no leite integral, natural ou leite em pó têm alto valor biológico, e geralmente são bem aceitas pelos animais. Contudo, considerando o alto interesse no leite como alimento para o homem, sistemas mais econômicos de criação de bezerros, com adoção de práticas de manejo e alimentação adequados, podem tanto possibilitar a melhor criação de fêmeas de reposição, quanto o aproveitamento de bezerros para a produção de carne.

 

Benefícios do Leite em pó para bezerros:

Atualmente existem bons produtos no mercado, que permitem um desenvolvimento semelhante ao leite da vaca com algumas vantagens adicionais como o leite em pó:

- Menor custo: economia direta.

- Formação de maior cota (onde este sistema prevalece): melhor remuneração no verão.

- Alimentação padronizada e saudável: um bom substituto possui composição constante e balanceada.

- Desmama precoce: o menor teor de gordura (respeitado o mínimo), quando comparado ao leite de vaca, estimula o consumo de concentrado e consequentemente o desenvolvimento do rúmen viabilizando a desmama precoce.

- Controle de doenças transmissíveis pelo leite: quando o produto é pasteurizado.

- Eficiência de mão-de-obra: o trato das bezerras pode ser feito no horário mais conveniente.

 

Manejo do Leite em pó para bezerros:

O manejo alimentar adequado previne inúmeras doenças, assim como contribui com o desenvolvimento do animal. Contudo, é preciso estar atento a outras questões importantes, como as vacinas e o bem-estar animal.

O leite é essencial para a alimentação dos bezerros, por tanto ele deve ser oferecido com muito cuidado e na quantidade correta, para atender a suas necessidades.

O local do aleitamento deve estar sempre limpo e organizado, de forma a facilitar o trabalho e não colocar em risco a saúde dos bezerros.

Importante! Utilize sempre água de boa qualidade, de preferência clorada.

Evite usar substitutos de leite com alto teor de proteína vegetal (por exemplo, a soja), pois os bezerros jovens têm dificuldades em digeri-la, aumentando os riscos de diarreia e empanzinamento.

Mantenha todo o material necessário para o preparo do leite (vasilhas, panelas e colheres) limpos e em bom estado de conservação.