Cupinicidas

Cupins

É difícil encontrar um morador de centros urbanos que nunca tenha se deparado com uma visita indesejável em casa: os cupins. Ainda que pareça que só os vemos com a chegada do verão, a verdade é que os cupins trabalham ao longo do ano todo.

Cupim pode ser um problema para quem tem móveis de madeira, livros, papéis, discos de vinil, fotografias…

O paladar deles é bem diversificado e não tem nada que escape. O prejuízo de conviver com esses insetos debaixo do mesmo teto pode ser grande.

A atuação do grupo de cupins conhecido como cupim de madeira seca deixa rastros: a celulose não digerida é eliminada formando aqueles famosos farelinhos arredondados. No caso dos grupos de cupins conhecidos como subterrâneos e arbóreos, os sinais deixados são os túneis por onde passam, além do estrago nas madeiras atacadas.

 

Os principais tipos de cupins são os subterrâneos, os cupins de madeira seca e brocas. Todos eles são muito destrutivos.

Os cupins de madeira seca não precisam de qualquer contato com o solo para viver e prosperar, apenas de madeira seca. Qualquer rachadura, fissura ou junta entre pedaços de madeira pode se tornar uma entrada onde se alojam e se reproduzem.

Os cupins subterrâneos podem ser encontrados tanto na madeira quanto no solo ao redor. A partir do ninho, podem invadir prédios por meio de pisos, paredes e lajes. Geralmente, costumam causar mais danos do que os cupins de madeira seca.

Brocas ou carunchos: este tipo de cupim é conhecido por produzir um pó bem fino, parecido com fubá. Eles gostam de madeira branca e vivem isolados uns dos outros.

 

Como combater os cupins:

Há diversos produtos no mercado que se propõem a acabar com os cupins. Verifique a adequação de seu uso. A maioria dos cupinicidas tem a função de tratar a madeira infestada e proteger contra novas infestações.

O Cupinicida líquido é um dos mais indicados para esse tipo de infestação.

 

Como prevenir:

Prevenir é sempre o melhor remédio em qualquer ocasião, principalmente quando o assunto é cupins. Embora os insetos ataquem qualquer tipo de madeira, procure sempre investir em materiais novos, já que madeira de segunda mão e móveis antigos podem sofrer facilmente com a entrada de pragas.

- Procure passar uma tinta na madeira e verniz. Os produtos ajudam a proteger o material e a evitar que os insetos se instalem;

- Use cupinicidas para evitar que o ambiente do interior da madeira se torne adequado à proliferação das pragas;

- Caso encontre algo de errado na madeira, procure tratar o material o mais rápido possível, pois, a ação das pragas é gradual e, se não forem combatidas, o móvel poderá ceder e se tornar inutilizável após algum tempo da infestação.