Rações

Ração

Entre os cuidados básicos e fundamentais que devemos ter com nosso pet, com certeza está a garantia de uma alimentação de qualidade diariamente. A escolha da ração correta varia de acordo com as características do animal, ou seja, idade, peso, raça, porte e problemas de saúde. A ração é um alimento completo e balanceado, composto por proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o desenvolvimento e manutenção da saúde do seu cachorro. Petiscos não estão proibidos, mas devem ser oferecidos em quantidades bem pequenas e jamais devem substituir uma refeição.

 

As rações são divididas em três grupos:

Ração Super Premium: é uma ração mais completa e equilibrada, sua formulação é totalmente de proteína animal, o que favorece a digestão e absorção de nutrientes, podendo ser enriquecida com ingredientes nutracêuticos, promovendo mais saúde e vitalidade. Levando o animal a consumir um volume menor de alimento, mas com qualidade elevada.

Ração Premium: ração que possui uma parte de proteína vegetal e uma parte de proteína animal. Por possuir proteína vegetal há uma menor digestibilidade e consequentemente maior ingestão de alimento para satisfazer as necessidades nutricionais do pet.

Ração Standard ou comum: sendo uma ração formulada com uma quantidade e qualidade inferior de proteína animal, ela se torna a mais simples do grupo. Devido a menor digestibilidade o animal sente necessidade de consumir uma quantidade maior de alimento e consequentemente haverá aumento no volume das fezes.

 

Armazenagem correta da ração:

Com a chegada do verão, é preciso ficar atento com altas temperaturas e umidade nos cuidados no armazenamento da ração do seu pet, esse período ocorre muitas doenças transmitidas pela alimentação.

A manipulação e armazenamento correto da ração garantem a qualidade deste alimento e consequentemente a saúde do seu animal.

Com os dias mais quentes, há um favorecimento na proliferação de pragas como, insetos e roedores, isso expõe o alimento à contaminação e o animal a doenças, como a leptospirose transmitida pela urina de ratos.

As aves também são outro problema a se observar, pois suas fezes podem transmitir doenças ao seu animal, por isso sempre bom manter o alimento em um local de difícil acesso para as aves.

 

Dicas:

- Deixar a ração na lavanderia ou no chão aumenta as chances de desenvolvimento de fungos. Para conservá-la melhor, nunca deixe o pacote no piso ou exposto a sol e umidade;

- Após aberto, o produto mantém o valor nutricional por seis semanas aproximadamente, depois o alimento começa a perder substancialmente o valor dos nutrientes;

- Colocar a quantidade ideal, de acordo com o tamanho do animal;

- Caso queira tirar a ração da embalagem, a melhor opção é guardando-a num pote hermético, mas pode-se guardar em latas de alumínio ou vidro, esses também são indicados para armazenamentos.

- Procure optar por comedouros anti-formigas, pode ajudar contra pragas comuns da residência.

 

Todos sabem que a ração é a melhor opção ao seu animalzinho, por isso, além dos cuidados com esse alimento, deve também ter o cuidado de escolher a melhor ração para seu pet, observando sempre a data de validade e a situação da embalagem, para não ter nenhum problema futuro com seu cão ou gato. Mantendo o alimento de seu pet bem conservado, irá garantir a saúde e qualidade de vida do seu bichinho.