Nutrição

Nutrição animal

Os animais, sejam eles para consumo humano ou de estimação, merecem uma alimentação balanceada e de qualidade. A nutrição animal reúne os pontos importantes e imprescindíveis para a saúde de bovinos, equinos, suínos, caprinos, aves e outros.

 

Suplementação animal:

A utilização estratégica de suplementos minerais propicia uma melhora na produtividade. Os minerais significam 1% do que o animal consome ao longo do dia, fornecimento adequado que gera diferenças nos índices produtivos. No caso de bovinos que consomem pastagens, silagens, capins, cana-de-açúcar e outros, as necessidades fisiológicas de consumo de diversos minerais não são supridas. Um importante suplemento mineral, que desempenha um papel nas atividades metabólicas do animal, é o fósforo. Ele e outros minerais, em níveis baixos ou altos, são de suma importância para a nutrição animal.

 

Dieta equilibrada é um fator fundamental na Nutrição animal:

Uma dieta equilibrada fornece os ingredientes fundamentais para que o animal tenha uma vida saudável, além de oferecer lucros e benefícios para o criador. Dependendo da fase em que o animal em desenvolvimento se encontra, cabe ao tratador avaliar as necessidades nutricionais que serão apresentadas. É necessário, portanto, um planejamento da alimentação. O excesso de nutrientes pode causar transtornos, mas a falta deles também. Ingredientes que apresentam alta digestibilidade e disponibilidade uniforme dos nutrientes conferem o máximo de aproveitamento. Esses quesitos atendem às necessidades básicas dos animais, evitando deficiências nutricionais, intoxicações crônicas ou agudas e o aumento da resistência às doenças.