Adestramento

Adestramento

Quando se fala em adestramento, logo vem à mente o ato de corrigir um problema, ensinar truques ou disciplinar o animalzinho para que ele obedeça ao seu tutor, porém, vai muito além disso.

O adestramento é importante na vida de um bichinho de estimação, uma vez que o objetivo da atividade é tornar a convivência dele com os humanos mais saudável. O bem-estar do pet é prioridade.

 

A importância do adestramento:

Alguns estudos comprovam que a maioria dos cães que são abandonados, tem por volta de dois anos de idade – o tempo em que ele está mais apto para aprender os comandos. Quando um dono não sabe adestrar corretamente, ou não sabe compreender o que o cão tenta lhe dizer por meio de gestos e comportamentos, o cão pode acabar tornando-se desobediente e fazendo coisas que não deve, como fazer as necessidades no lugar errado, destruir as coisas… e em consequência os donos acabam desistindo do animal e o abandonando.

Por isso é mais que necessário saber a maneira correta de adestrar seu cão, para evitar situações tristes como essa. A principal dica é que as atitudes do dono devem condizer com a postura que ele espera do animal. Na maioria das vezes, os cães não são difíceis de treinar, mas eles são treinados para desobedecer – porque o dono acaba transmitindo a mensagem errada sem querer.

 

Adestramento em casa:

Dicas que podem ajudar no adestramento do seu pet:

Fazê-lo latir menos: Quando o cão late bastante, é nítido que ele está agitado. Por isso, tente achar algumas formas de distrai-lo com brincadeiras, caminhadas, entre outras atividades que auxiliam no gasto de energia e diminuem a agitação.

Fazê-lo ser menos agressivo: Quando você e o seu cachorro estiverem em um lugar onde têm outros cães por perto, e por instinto ele ficar agressivo, prenda-o e deixe-o observando os cães que estão soltos. Quando ele se acalmar por completo, solte-o. Assim ele entenderá que ficar livre depende desse bom comportamento.

Fazê-lo parar de destruir as coisas: essa dica é ainda mais importante para o adestramento de cães filhotes, a destruição dos móveis da casa, geralmente, é culpa da ociosidade ou da troca dos dentinhos. Uma forma de educá-los é redirecionando suas mordidas e destruição para o que pode ser destruído: muitos e bons brinquedos.

Aliás, quando ele começar a apresentar bons resultados, tente recompensá-lo com biscoitos e petiscos, é sempre uma boa forma de motivação. Mas intercale os agrados alimentares com demonstrações de carinho, isso ajuda a manter seu cão em forma.