Material Cirúrgico

Tintura de iodo

A tintura de iodo foi e ainda é muito usada como um antisséptico, inclusive por médicos antes de operações, e pode ser muito útil de se ter em casa. Como antisséptico, o iodo pode ajudar a tratar infecções e lesões na pele, como cortes e queimaduras. Além disso, a tintura de iodo é excelente para a limpeza de machucados, para uso tópico como antimicótico, antisséptico em cirurgias, tratamentos de ferimentos, cascos e desinfecção de equipamentos cirúrgicos.

 

Tintura de iodo em cães:

Em cães, é possível usar a tintura de iodo para tratar pequenos problemas de pele, como hot spots (dermatite úmida). Em casos como esse, é recomendado diluir algumas gotas do iodo em um pouco de água. A água deve ficar com uma tonalidade de chá-mate. Feito isso, pegue um pedaço de algodão, molhe na substância e aplique na pele do cachorro. É ótimo para limpar a infecção e manter o local higienizado.

E o melhor: não tem problema caso o cão decida lamber a área que você acabou de passar a solução. A tintura de iodo é inofensiva se ingerida.

 

Tintura de iodo na limpeza e desinfecção de materiais cirúrgicos:

O Iodo além de ser muito eficiente nas infecções e lesões da pele, pode ser usado também na limpeza de materiais cirúrgicos pois elimina 99,9% de células contaminantes, pode ser usado com a técnica de borrifar e secar, ou seja, ao contrário dos ácidos ou do cloro que depois de usados precisamos enxaguar muito bem todo o material para ter absoluta certeza de que não ficarão vestígios dos mesmos, o iodo pode ser aplicado após os equipamentos serem lavados com sabão neutro, em seguida deixar secar naturalmente, pois o Iodo irá se vaporizar após um tempinho.

 

E na Loja Agropecuária você encontra várias marcas de Iodo, como: Pinus, Vansil, Ibasa e muito mais!