Utensilios

Desmama de bezerros

A desmama de bezerros é uma prática rotineira e anual dentro das fazendas produtoras de bovinos de corte, com sistemas de cria (especializadas na produção de bezerros) e de ciclo completo (sistema de cria-recria-engorda). Na maioria dos sistemas produtivos, a desmama de bezerros é realizada arbitrariamente levando em consideração, por exemplo: as condições das pastagens, calendário de nascimentos, condição corporal e idade das vacas.

 

Idade recomendada para a desmama de bezerros:

Geralmente a desmama de bezerros é realizada quando o bezerro está com 6 a 8 meses de vida. Nesta idade, os bezerros já possuem bom desenvolvimento do rúmen e a participação do leite na dieta é pouco significativa.

A grande questão é que a época de desmama é um período de considerável estresse tanto para a vaca quanto para o bezerro. Em grande parte dos rebanhos de cria, a desmama de bezerros é realizada de maneira abrupta, com a separação da mãe. Essa situação de estresse reduz o ganho de peso do bezerro durante a recria e afeta sua imunidade, o que o deixa mais vulnerável a doenças. A separação também pode afetar o desempenho da vaca.

 

Dicas para a desmama de bezerros de forma menos traumática:

Estudos apontam que vacas e bezerros ficam mais tranquilos, desde os primeiros dias, quando são colocados lado a lado, separados apenas por uma cerca resistente, mantendo o contato visual. Descobriram que bezerros manejados assim chegam a ganhar até 35% mais peso nas 10 semanas subsequentes à desmama do que aqueles que foram manejados de forma tradicional. Desse modo, cabe lembrar que os bezerros e as mães recebem complemento alimentar em cocho comum, dividido pela cerca, o que facilita o consumo pelos bezerros, garantindo ganho de peso. A água também é comum entre os dois. Certamente este é o melhor método, exigindo um pasto preparado para isto, com capim em seu melhor ponto.

Para facilitar o manejo, alguns criadores mantêm usualmente as crias no curral de quatro a sete dias pós-desmama, fornecendo água, ração no cocho e capim fresco à vontade.

 

Cuidados para reduzir as perdas no manejo durante a desmama de bezerros:

- Evitar práticas como aplicação de vermífugos e vacinas e castração durante a desmama, sendo ideal fazê-las quatro semanas antes;

- Os piquetes devem ter sombra e proteção contra ventos para reduzir estresse climático adicional;

- Um dos aspectos que mais gera estresse é o transporte, por isso, viagens e comercialização devem ser evitadas no período pós desmama. Um intervalo mínimo de 15 a vinte dias é necessário. Se forem realmente indispensáveis, as viagens devem ser o menos estressante possível;

- É importante checar os bezerros com frequência e remover imediatamente os animais doentes do piquete para uma área de isolamento durante o tratamento, ajudando a prevenir a disseminação de doenças.