Ordenha

Ordenha

Para uma boa qualidade de ordenha, se resume em ordenhar vacas calmas, sadias, bem estimuladas, com tetos limpos e secos, pelo menor tempo possível, sem deixar leite residual ou exercer sobreordenha e ainda desinfetar os tetos após esse procedimento.

Manter o número de células somáticas (CCS) baixo, é sempre um desafio, porém é um desafio que não é difícil de ser vencido! Basta realizar um manejo correto. O baixo número de CCS, garante principalmente a qualidade do leite, que interfere diretamente no tempo de prateleira, rendimento do leite para a produção de queijo, aumento da produção leiteira, além de reduzir o custo com assistência veterinária e medicamentos.

 

Dicas para uma ordenha de qualidade:

- Monitore regularmente a saúde do úbere;

- Retire os 3 primeiros jatos de cada teto para verificar alterações no leite (como presença de grumos, pus ou sangue) e ajudar a estimular a liberação do leite.

- Faça uso de caneca de fundo escuro e nunca jogue os jatos diretamente no chão.

- Se identificar alterações no leite ou úbere, indicativos de mastite clínica, faça o descarte do leite e o tratamento do animal.

- Faça o pré-dip nos tetos, com produtos apropriados, aguardando 30 segundos de ação do produto nos tetos.

- Higienize os tetos após a ordenha.

Observando esses simples conceitos, o produtor aumenta sua lucratividade e a qualidade do seu leite, além de propiciar o bem-estar de seus animais e a conformidade com as atuais práticas de produção.

 

Óleo para ordenha:

Na Loja Agropecuária você encontra as melhores marcas de óleos para ordenhadeira, como: Ingrax, Ordemax, Vacuum, Potenza e muito mais!